O mundo das ondas radicais teve uma experiência fabulosa no ano de 2014! Isto porque o renomado surfista havaiano Garret Mcnamara fechou uma incrível parceria com a super poderosa montadora alemã Mercedez Bens juntamente com a Corticeira Amorim (a maior produtora mundial de cortiça) para que estas confeccionassem pranchas especiais inteiramente de cortiça.

Tudo para que Mcnamara pudesse desafiar e atingir uma excelente performance na Praia do Norte (Nazaré, Portugal).

surfista-garret-mcnamara-e-a-mercedes-benz

Projeto Mboard

Dessa união entre o surfista havaiano de ondas gigantes, a montadora alemã e a Corticeira Amorim, resultou na criação do “Projeto Mboard”, onde elas confeccionaram uma edição exclusiva de quatro modelos de pranchas batizadas como “as flechas prateadas dos mares”.

Porém esse trabalho não foi fácil, vários profissionais como engenheiros, técnicos em aerodinâmica e design estiveram envolvidos no projeto desde a sua gênese até o acabamento final, tudo para que o resultado do trabalho fosse impecável e o havaiano pudesse fazer bonito no canhão de Nazaré! Afinal, fazer uma prancha extremamente flexível e ao mesmo tempo muito resistente, que suportasse as ondas gigantes, não era tarefa simples.



Teste na tempestade

surfista-garret-mcnamara-e-a-mercedes-benz

As maravilhas criadas pela Mercedes e a Corticeira portuguesa tiveram um duro e verdadeiro teste de fogo antes da competição na praia no Norte! Tanto que o próprio americano revelou um misto de ansiedade e preocupação ao anunciar que faria um teste em plena tempestade, ou melhor, que surfaria ondas gigantes durante a tempestade Brigid que era prevista para chegar a costa européia entre os dias um e dois de fevereiro daquele ano. E assim o fez com pleno êxito!

A escolha do material

A escolha da cortiça como material utilizado nas pranchas foi bem interessante, isto porque era necessário um produto final flexível,  resistente e que fosse abundante em Portugal, já que o país ibérico é o maior produtor do mundo desse produto.

Deixamos pra você um vídeo pra entender melhor como ficou essa parceria TOP!

Se gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar e comentar abaixo!